A beleza da Matemática

"Os padrões criados pelo matemático, como os do pintor ou do poeta, devem ser belos; as ideias, como as cores ou as palavras, devem se encaixar de um modo harmonioso. A beleza é o primeiro desafio: não existe lugar permanente no mundo para a matemática feia". G. H. Hardy


Since 06/06/2013

sábado, 6 de julho de 2013

Livro: Ideias geniais na matemática - Surendra Verma

Dica Língua Afiada... de literatura matemática:


Ideias geniais na matemática - Maravilhas, curiosidade, enigmas e soluções brilhantes da mais fascinante das ciências

Grupo Editorial Autêntica


Maravilhas, curiosidade, enigmas e soluções brilhantes da mais fascinante das ciências

FIcha técnica do livro
Título original:
The Little Book of Maths Theorems, Theories & Things
Páginas:
176
Formato:
15,5 x 22,5
Acabamento:
brochura
Editora:
Editora Gutenberg
ISBN:
9788582350652
Código:
11310
Área temática:
Guias & Livros de Referência
Edição:
1
R$ 31,90

Surendra Verma Tradução: Amanda Pavani 

Sinopse
Um dia, uma pessoa aproximou-se do célebre matemático norte-americano Ralph P. Boas Jr., após uma palestra feita por ele, e disse: “Você faz a matemática parecer divertida”. Sua resposta foi: “Se não for divertida, por que trabalhar com ela?”.
Ao percorrer estas páginas, de fato você descobrirá que a matemática não é aquela matéria assustadora e complicada que tanto assombra os estudantes, mas sim um divertido e fascinante conjunto de ideias geniais utilizadas para explicar o mundo em que vivemos.
Você encontrará uma coleção única de teorias, teoremas, curiosidades, conjecturas, regras, fatos, fórmulas, paradoxos, falácias e enigmas de uma maneira como nunca viu. Anedotas, citações, rimas e poemas dão um tempero especial ao texto, mostram o lado inusitado dos números e apresentam pessoas que acrescentaram, nas palavras de Roger Bacon, “coisas a este mundo impossíveis de entender sem o conhecimento da matemática”.
Com explicações curtas, simples e sagazes, que não exigem qualquer experiência com matemática, você fará um incrível passeio por essa ciência intrigante e entenderá melhor por que ela é tão deslumbrante. Prepare-se para ver o mundo de outra maneira.
  • Autora

    É jornalista especializado na área de ciências e divulgação cientifica. É autor de vários livros populares sobre ciências, publicados em diversos países, entre eles Ideias geniais – Os principais teoremas, teorias, leis e princípios científicos de todos os tempos, lançado no Brasil pela Editora Gutenberg. É membro honorário da associação de jornalistas australianos e também escreve artigos sobre ciências para leigos. Por seu trabalho, já recebeu alguns prêmios, como os concedidos em 2004 e 2007 pelo Literature Board of the Australia Council for the Arts, em reconhecimento aos seus escritos criativos em não ficção. Mora em Melbourne, na Austrália, e mantém o site Surendra Verma

    Outros livros destes autores

    Os principais teoremas, teorias, leis e princípios científicos de todos os tempos

Nenhum comentário:

Postar um comentário